4 dicas de nutrição ideais para jogadores de vôlei
O voleibol é um esporte que requer um condicionamento físico impecável dos jogadores. Por isso, é extremamente importante aliar três fatores básicos: rotina de treinamentos, horário de descanso e alimentação equilibrada. Esse último, inclusive, é o ponto-chave para o bom rendimento dos atletas. Ter uma dieta correta para a prática do voleibol é capaz de melhorar o desempenho e a composição corporal. Quer saber como? Veja as dicas de nutrição que separamos para você!
Dicas de nutrição para jogadores de vôlei
1- Invista no carboidrato
O carboidrato é uma importante fonte de energia para os jogadores de vôlei. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos fornece um grande aporte energético e dá condições de treino. O ideal é optar por alimentos de baixo índice glicêmico, como batata, macarrão, sucos naturais, frutas, cereais e pães integrais. O consumo deve ocorrer em dois momentos: antes do exercício, para maximizar o desempenho, e depois do treino, para recuperar o músculo e prepará-lo para a próxima sessão.
2- Proteínas são essenciais
As proteínas são de suma importância para o atleta de vôlei. Essas substâncias são capazes de prevenir a perda de massa muscular durante os treinos, ajudando a recuperar os músculos. Por isso, uma das dicas de nutrição para jogadores de voleibol é acrescentar proteína à sua dieta. Leite e derivados, carne vermelha, ovo, peixe, frango e embutidos devem fazer parte do seu dia a dia.
3- Não esqueça da hidratação
A perda de água e eletrólitos (sais minerais) durante os treinos e competições é muito grande devido à eliminação excessiva de suor. Isso é um grave problema, visto que a desidratação pode causar cãibras, lesões musculares, fadiga, náuseas e boca seca.
Portanto, é importante repor líquidos e eletrólitos com frequência!
As dicas de nutrição para esse caso são:
- consumir 4,5 litros de líquido por dia em forma de água, sucos e isotônicos;
- ingerir repositores à base de carboidratos, como bebidas isotônicas;
- beber 1 litro de água ou suco antes do treino e 1 litro após o término;
- evitar o consumo de líquidos durante as refeições para não dificultar o processo digestivo.
4- Alimentos de consumo moderado
Entre as dicas de nutrição que não podem faltar é o consumo moderado de alimentos fritos e gordurosos. Tais alimentos são lentamente digeridos pelo organismo e podem criar uma sensação de indigestão durante os treinos e jogos. Refeições ricas em fibras também devem ser evitadas, pois podem causar desconforto gastrointestinal e gases. Além disso, evite farinhas refinadas e açúcares, já que esses aumentam o risco de lesões.
Gostou das nossas dicas de nutrição? No blog da Ponto Nosso você encontra mais artigos incríveis como esse. Conte com a melhor escola de vôlei no RJ para se exercitar e se divertir para valer! Oferecemos soluções para atletas amadores e atletas profissionais. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços.