Técnica e precisão: aprenda os fundamentos do vôlei!
O voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede. São duas equipes, uma de cada lado, com seis jogadores em cada uma. Apesar de ser um jogo coletivo, com uma exigência cognitiva do jogador, o vôlei exige técnica e fundamentação motora para a eficiência dos movimentos. Então, para que a partida ocorra de maneira adequada, com rallys em grande volume, é imprescindível conhecer e aplicar os fundamentos do vôlei. Saiba mais sobre eles, a seguir.
Conheça os principais fundamentos do vôlei
1- Saque
O saque é um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro ataque da partida. O movimento coloca a bola em jogo e marca o início do rally. Em geral, existem dois tipos de saque no voleibol: saque por baixo e saque por cima.
O saque por baixo é aquele que você faz golpeando a bola de baixo para cima. Os jogadores realizam esse movimento com a mão fechada, socando a bola de baixo para cima, ou com a mão aberta, batendo na bola com a parte próxima ao dedo polegar.
Há uma variação famosa do saque por baixo que, embora seja considerada ultrapassada, é importante ser conhecida. Veja:
- saque jornada nas estrelas: o jogador bate na bola de baixo para cima colocando-a na maior altura possível (em torno de 25 metros) para que ela caia na quadra adversária.
Agora, falaremos sobre o saque por cima, clássico. Nessa modalidade, o jogador joga a bola para o alto e bate nela com a palma da mão, enquanto seus dois pés estão apoiados no chão. É válido ressaltar que existem duas variações do saque por cima. Veja:
- saque flutuante: é parecido com o saque por cima clássico, porém mais tático e técnico. O jogador joga a bola para o alto, porém ele salta e bate na bola de forma colocada, com o intuito de jogá-la em um ponto específico na quadra adversária;
- saque viagem ao fundo do mar: o jogador joga a bola para o alto e bate nela com potência, ou seja, usando toda a força necessária para cair na quadra adversária. Este é um saque utilizado para desestabilizar a defesa (recepção do saque) da equipe adversária.
2- Recepção ou Passe
A recepção, também chamada de passe, é o ato de receber o saque que vem da equipe adversária. A principal função desse fundamento do vôlei é passar a bola para o levantador da equipe, que irá preparar um ataque.
A técnica mais utilizada para fazer a recepção é a manchete, movimento feito com os antebraços unidos e os braços estendidos para recepcionar bolas que chegam mais baixas. Vale ressaltar que é errado fazer a manchete com as mãos; a bola deve bater no antebraço, próximo ao punho.
3- Levantamento
Um dos fundamentos do vôlei que exige alta dificuldade técnica é o levantamento. Esse movimento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque. Nesse caso, a técnica utilizada é o toque, movimento feito com as duas mãos sobre a cabeça, usando, principalmente, os dedos indicador e polegar.
4- Ataque
O objetivo do ataque é fazer a bola tocar dentro da quadra adversária. Basicamente, existem duas técnicas de ataque:
- técnica “cortada”: o atleta bate na bola com força para tentar passar pelo bloqueio e fazer a bola tocar na quadra adversária;
- variação “largada”: o atleta salta e, ao invés de bater com potência na bola, ele dá um leve toque com a ponta dos dedos para tirar a bola do bloqueio e fazê-la cair na quadra adversária.
5- Bloqueio
O bloqueio é um dos fundamentos do vôlei de defesa da equipe contra um ataque. Como o nome já diz, o objetivo é bloquear um ataque adversário. O bloqueio pode ser simples (feito por apenas um atleta), duplo (feito por dois atletas) ou triplo (feito por três atletas).
No momento que o jogador for saltar para fazer o bloqueio, é importante que ele tenha o cuidado de executar esse salto na vertical. Caso o jogador salte para frente, provavelmente ele tocará na rede – esse ato configura falta. O mesmo vale para o momento de descer do bloqueio, as mãos devem estar na vertical!
6- Defesa
A defesa ocorre quando a bola passa do bloqueio e vai em direção à quadra da equipe. A principal função é defender um ataque e impedir o ponto do adversário. Como os ataques podem ser muito potentes ou muito bem colocados, a defesa pode ser feita com qualquer parte do corpo. É permitido, inclusive, utilizar os pés para defender um ataque. Não existe uma técnica exclusiva para executar a defesa, porém a mais utilizada é a manchete. O que importa é não deixar a bola tocar a quadra!
Ufa! Agora que você conhece todos os fundamentos do vôlei, que tal colocar o conhecimento em prática? Venha se divertir e aprender a jogar voleibol na Ponto Nosso! Somos uma escola de vôlei na Barra da Tijuca que atende o público infantil, infantojuvenil e adulto.
Oferecemos assessoria esportiva com atendimento personalizado para atletas profissionais e aulas de vôlei para atletas amadores. Aqui, todo mundo se diverte! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.